18 de abril de 2011

Pregação: Louvor


Conceito: "Reconhecimento de distinção; homenagem, exaltação dos méritos de alguém, elogio; demonstração de gratidão, agradecimento."

  • Eclo 39,19-20: Cantai cânticos e bendizei o Senhor nas suas obras. Dai ao seu nome magníficos elogios, glorificai-o com a voz de vossos lábios, com os cânticos de vossos lábios e a música das harpas.
  • Sl 65, 2-4.8: Cantai a glória de seu nome, rendei-lhe glorioso louvor. Dizei a Deus: Vossas obras são estupendas! Tal é o vosso poder que os próprios inimigos vos glorificam. Diante de vós se prosterne toda a terra, e cante em vossa honra a glória de vosso nome. Bendizei, ó povos, ao nosso Deus, publicai seus louvores.
- Homens e mulheres que louvam são homens e de fogo, capazes de incendiar outros corações. O louvor gera um estado de ânimo que contagia a todos que estão ao redor.


  • Sl 99: Aclamai o Senhor, por toda a terra. Servi o Senhor com alegria. Vinde, entrai exultantes em sua presença. Sabei que o Senhor é Deus: ele nos fez, e a ele pertencemos. Somos o seu povo e as ovelhas de seu rebanho. Entrai cantando sob seus pórticos, vinde aos seus átrios com cânticos; glorificai-o e bendizei o seu nome, porque o Senhor é bom, sua misericórdia é eterna e sua fidelidade se estende de geração em geração.
  • Efe 5, 18-20: Não vos embriagueis com vinho, que é uma fonte de devassidão, mas enchei-vos do Espírito. Recitai entre vós salmos, hinos e cânticos espirituais. Cantai e celebrai de todo o coração os louvores do Senhor. Rendei graças, sem cessar e por todas as coisas, a Deus Pai, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo!
- O louvor move a mão de Deus. Quando o homem louva, Deus age.

  • Sl 63, 3-4: A vós, ó Deus, convém o louvor em Sião, é a vós que todos vêm cumprir os seus votos, vós que atendeis as preces.
- O louvor coloca as coisas nos seus devidos lugares, por ele reconhecemos Deus como Deus e nos colocamos no nosso lugar, na nossa condição de criatura.

- Podemos louvar a Deus com palavras, mas também o podemos com as nossas obras. Quer louvar a Deus durante todo o seu dia? Faça bem todas as coisas e terá louvado a Deus. 

  • Eclo 47,9: Fez de todas as suas obras uma homenagem ao Santo e ao Altíssimo com palavras de louvor.
  • Sl 62,5: Assim vos bendirei em toda a minha vida, com minhas mãos erguidas vosso nome adorarei.
- O louvor vai na raiz da impiedade (“Falta de respeito ao sagrado”,  recusa de reconhecer Deus como tal), desentroniza a nós próprios e põe Deus no centro das nossas atenções.

  • Sl 49, 14-15.23  - Oferece antes a Deus um sacrifício de louvor e cumpre teus votos para com o Altíssimo. Invoca-me nos dias de tribulação, e eu te livrarei, e me darás glória. Honra-me quem oferece um sacrifício de louvor, ao que procede retamente, a este eu mostrarei a salvação que vem de Deus.
- É isso que significa a expressão “sacrifício de louvor” (“ oferenda solene de vítimas ou donativos a Deus; renúncia ou privação voluntária, em favor de algo ou de alguém). Vitimar = matar. O que morre quando realizamos um sacrifício de louvor? A que renunciamos ou do que nos privamos? Basicamente nós mesmo. Nós e nossos problemas ficam em segundo plano para que, antes de mais nada, coloquemos Deus no centro de nossas atenções. Desocupamos o lugar de Deus. 

- Daí temos que no louvor se esconde a humildade.
- Onde há louvor não há espaço para maldições, ódios e murmurações.
- Não existe nada que não possa ser transformado em motivo de louvor. 

Como canta a música: "Mesmo na tempestade, mesmo que se agite o mar, te louvo, te louve em verdade"... E o melhor momento é agora, não importa a situação:

  • Eclo 17, 26s: Louva a Deus antes da morte, após a morte nada mais há, o louvor terminou. Glorifica a Deus enquanto viveres; glorifica-o enquanto tiveres vida e saúde; louva a Deus e glorifica-o em suas misericórdias.
  • Sl 70, 15: Minha boca proclamará vossa justiça e vossos auxílios de todos os dias, sem poder enumerá-los todos.
- Então, louvemos. Pois, como nos ensina a liturgia eucarística, é nosso dever e salvação dar-vos glórias. 

·         Sl 146,1: Louvai o Senhor porque ele é bom; cantai ao nosso Deus porque ele é amável, e o louvor lhe convém.
  • Sl 50,17: Senhor, abri meus lábios, a fim de que minha boca anuncie vossos louvores.
  • Sl 144 (todo)
- Sem cansar 

  • Sl 33,2 : Bendirei continuamente ao Senhor, seu louvor não deixará meus lábios.
  • Eclo 43, 32ss: Glorificai o Senhor quanto puderdes, que ele ficará sempre acima, porque é admirável a sua grandeza. Bendizei o Senhor, exaltai-o com todas as vossas forças, pois ele está acima de todo louvor. Enaltecendo-o, reuni todas as vossas forças; não desanimeis; jamais chegareis (ao fim). Quem poderá contar o que dele viu? Quem é capaz de louvá-lo, como ele é, desde os primórdios? Muitos segredos são maiores que tudo isso; só vemos um pequeno número de suas obras. O Senhor fez todas as coisas: ele dá sabedoria àqueles que vivem com piedade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário